REDE DE PERCURSOS CULTURAIS NA FREGUESIA
Na Freguesia de Castelo de Penalva, existem duas Rotas Pedestres:
- PR2 Caminho dos Galegos / Rota de Santiago
- PR4 Rota dos Ambientes Rurais
As duas Rotas de Estrada, Rota Lugares de Memória (circuito 1 e 2) passam ambos por diversas povoações da Freguesia de Castelo de Penalva.
PR4 ROTA DOS AMBIENTES RURAIS
A Rota dos Ambientes Rurais tem inicio na Igreja Matriz de Castelo de Penalva ou de São Pedro, tendo como tema central o Rio Dão e o ambiente rural que o rodeia. Este percurso circular, com cerca de 12 KM, permite a descoberta de numerosos tesouros paisagísticos, patrimoniais e etnológicos, presentes nas pequenas povoações que se espalham por este território, repleto de locais de rara beleza.
Ao longo do percurso é possivel conhecer e usufruir de inúmeros testemunhos vivos da história, com destaque para o vasto património arqueológico, religioso e artístico como os caixotões do teto da Igreja de São Pedro e as duas telas da escola de Grão Vasco, a Capela de São Sebastião, a capela de Santo Aleixo em Soito de Vide, a de Nossa Senhora da Saúde e a de São Francisco em Amiais, a Quinta do Salgueiral com a sua abadia, inúmeras alminhas, a Laje das Pinguinhas, os fornos que antigamente confeccionavam o delicioso pão, pitorescos moinhos de água e a estrada parcialmente lajeada, que desemboca na denominada Ponte Romana ou Ponte do Castelo, junto a um parque de lazer, onde poderá repousar e deleitar-se com a paisagem envolvente.
Esta rota atravessa uma paisagem muito diversificada e com um forte cunho beirão, destacando-se os pequenos espaços agrícolas, implantados num território dominado por majestosos blocos graníticos e bordejado de verdejantes soutos e pinhais. Para além da produção vinicola que pontua esta paisagem, a cultura da oliveira, a “mais prestigiada árvore mediterranea”, e o trabalho da extracção do azeite marcam fortemente a economia do concelho de Penalva do Castelo.
O rio Dão, afluente da margem direita do Mondego, é um curso de água de média dimensão que prima pela biodiversidade e permite um contacto muito directo com a natureza, sendo inúmeras as espécies animais e vegetais autóctones que fazem do vale deste rio o seu habitat e lhe atribuem um valiosíssimo potencial paisagistico.
No geral, a Rota dos Ambientes Rurais permite um contacto previligiado com a natureza, composta por uma fauna e flora diversificada, Nas vastas áreas florestais predominam o pinheiro bravo, o eucalipto, as oliveiras, os carvalhos, os castanheiros. Quanto às espécies de arbustivas, salientam-se os tojos e, em menor grau, as queirós, a torga, a urze branca, a estevinha, o rosmaninho e exemplares isolados de medronheiros.
Em termos de fauna podem observar diversas espécies de aves como a perdiz-vermelha, o gaio- comum, a gralha preta, o corvo, o pisco-de-peito-ruivo, e o chapim-azul, entre outros. De mamíferos terrestres, o ouriço-cacheiro, musaranhos, toupeira, coelho-bravo, raposa, doninha, e javali. No que se refere a anfibios, salienta-se a salamandra-de-pintas-amarelas, tritão-de-ventre-laranja, tritão-verde, sapo-parteiro-comum, sapo-comum, sapo-corredor, rela comum, rã-castanha e rã verde.
Aceite o convite para visitar estas pitorescas aldeias: percorra as suas ruas e partilhe emoções com as nossas gentes,
PONTOS DE INTERESSE
Muitos são os pontos de interesse durante os cerca de 12 Km do percurso, podemos destacar:
- As magnificas paisagens
- Zonas de Lazer- Castelo de Penalva
- Igreja de São Pedro- Castelo de Penalva
- Cruzeiro e Sepulturas Antropomórficas – Castelo de Penalva
- Capela Mártir São Sebastião – Castelo de Penalva
- Ponte do Castelo
- Alminhas- Amiais
- Capela São Francisco – Amiais
- Capela Nosso Senhora da Agonia – Amiais
- Capela Nossa Senhora da Saúde – Amiais
- Ruínas Capela Divino Espírito Santo – Cantos de Cima
- Fontanário – Cantos de Cima
- Cruzeiro – Cantos
- Capela Santa Bárbara – Cantos
- Açude dos Cantos
- Fonte / Lavadouro – Vilar do Dão
- Cruzeiro / Nicho de Santa Teresa – Vilar do Dão
- Casa de Vilar
- Forno Comunitário – Vilar do Dão
- Alminhas -Vilar do Dão
- Adega Típica – Aldeia de Soito de Vide
- Capela Santa Luzia – Aldeia de Soito de Vide
- Capela Santo Aleixo – Soito de Vide
- Fonte / Lavadouro – Soito de Vide
- Alminhas – Soito de Vide
- Entre outros….
Durante as edições anuais do PR4 Rota dos Ambientes Rurais é possível visitar a Igreja de São Pedro e todas as Capelas.
MOMENTOS DE ANIMAÇÃO E RECRIAÇÕES
Durante os cerca de 12 Km do percurso, é existem vários momentos de animação e de recriações tais como:
- Animação durante a percurso a cargo das Marias Malucas- Romeiras de Portugal
- Viriato
- Árabes
- Romanos
- Resineiro
- Namorados na Fonte
- Apanha da Azeitona
- Lavandeiras no Rio
- Fases do Linho (edição 2019)
- Pastor e rebanho…
Durante o percurso, irá cruzar-se com os artesãos da freguesia com os seu trabalhos.
PR2 CAMINHO DOS GALEGOS / ROTA DE SANTIAGO
O PR2 Caminho dos Galegos, inicia e termina em Mareco, mas conta com uma breve passagem pela povoação de Pousadas. Localidade da nossa freguesia onde passam pelo cruzeiro, alminhas, fontanário, lavadouro, e a Capela de São João. Nas várias edições anuais, no largo da Capela têm acontecido algumas recriações / animações, tais como a realização de jogos tradicionais.
PONTOS DE PASSAGEM EM POUSADAS
ROTAS DE ESTRADA “LUGARES DA MEMÓRIA “
As Rotas “Lugares da Memória” são dois circuitos de estrada que abrangem todo o concelho de Penalva do castelo, atravessando diversas localidades que se espalham por este território, repletas de história, carácter e alma, conservando uma ruralidade que as caracteriza e inúmeros tesouros paisagísticos, patrimoniais e artísticos
O Circuito de Estrada 1 (C1), desenvolve-se ao longo da área Este do concelho, atravessando ambientes de pinhal e ambientes humanizados, com um forte cariz beirão, privilegiando o contacto muito próximo com o mundo rural e as principais produções agrícolas desta região, contemplando-se extensas vinhas, olivais e pomares de macieiras. Este circuito proporciona a visita a pitorescas aldeias implantadas em paisagens de extrema beleza, conciliando uma nobreza ancestral com as necessidades actuais.
cruzando a área Oeste do concelho, o Circuito de Estrada 2 (C2) dá ênfase ao contacto com as magnificas vinhas e o Rio Dão, cujas margens e curso de água apresentam fortes marcas da sua utilização pelo Homem, enquanto recurso natural.